TOPO - PRINCIPAL 1190X148

É hora de cuidar do corpo e da alma

* Por Dulce Gabiate, Psicóloga e Consultora Organizacional

Em 20/06/2020 às 12:54:56

Já estamos a mais de 90 dias em período de isolamento social. Além de vivenciar os medos e receios com relação a pandemia, muitos tiveram que manter suas atividades profissionais em sistema de Home office e com isso, buscar adaptações para atuarem ambientes não muito adequados, aprender a lidar com as interferências do contexto doméstico, bem como se esforçarem para garantir a qualidade e produtividade do trabalho a ser realizado.

Podemos dizer que este período, não tem sido fácil para muitos e vem solicitando alto grau de resiliência e flexibilidade. As pressões geradas pelo isolamento e as necessidades de adaptação ao ambiente doméstico, naturalmente, acabam promovendo desgastes corporais, estresse e tensões que precisam ser liberadas e trabalhadas, para garantir o equilíbrio físico e mental e emocional.

As atividades físicas, práticas de meditação, Yoga, massagens relaxantes e terapêuticas entre outras, são excelentes para prevenir desgastes, aliviar estresse e com isso ajudar na manutenção do equilíbrio físico e emocional.

Dentre as massagens que podem ajudar e contribuir para manutenção da saúde e do equilíbrio emocional, a Massoterapia pode ser de grande valia. Para ampliar, entrevistei o MassoTerapeuta Marcello Rodrigues:


Marcello Rodrigues: A Massoterapia é um processo milenar que teve como base o conceito de Hipócrates que falava sobre a necessidade de uma boa relação entre terapeuta e paciente e da importância de se tocar o corpo. Esta técnica sofreu influências da China, Índia e Tailândia.

Ela consiste em um conjunto de manobras manuais, objetivando o alívio de dores, prevenir patologias, promover o relaxamento físico e mental, ajudar na melhoria de performance de atletas e um bom processo para ajudar no alcance e manutenção da qualidade de vida.

O diferencial da massoterapia está na importância do toque, que atende a necessidade básica do ser humano de ser tocado e acolhido. Normalmente a busca pelo processo é direcionada pela necessidade de buscar alívio para as dores e sintomas apresentados no corpo, que muitas vezes refletem situações de conflitos, pressões, estresses, medos e angústias que estão sendo vividas pelo paciente.

Inicialmente, é feito um mapeamento das áreas corporais e uma anamnese sobre o paciente para identificar áreas de comprometimento e definir as técnicas que serão utilizadas para alcançar a estabilidade da saúde física e mental. Identificada as áreas, inicia-se o processo das sessões de massagem, que irão variar em termos de quantidade de acordo com os problemas identificados e a resposta de cada indivíduo. Além das sessões de massagens terapêuticas em alguns casos, os pacientes são orientados a buscarem auxílio para trabalharem os aspectos emocionais que podem estar interferindo na sua saúde física e com isso obterem uma visão mais apurada de suas necessidades.

Siga algumas orientações para amenizar os impactos dos desgastes gerados pelo isolamento e do trabalho em Home Office.

1- Procure garantir um período mínimo de 6 horas de sono para equilibrar o físico e mental.

2- Cuide da sua alimentação e consuma água com maior frequência.

3- Mantenha uma boa circulação de ar no ambiente onde estiver trabalhando.

4- Evite trabalhar deitado ou semi- deitado em camas ou poltronas, o mais adequado é a utilização de cadeiras que permitam manter as pernas em um ângulo de 90 graus e com pés apoiados no chão, as costas devem estar apoiadas em encostos.

5- Após um período de 6 horas sentado, realize um intervalo de 20 a 30minutos para caminhar e promover uma melhor circulação, caso seja necessário aproveite para fazer um pequeno lanche.

6- Faça alongamentos com os braços para cima e para os lados, de forma suave, trabalhando uma respiração que seja adequada com seu batimento cardíaco, na medida ideal para você e evite movimentos bruscos que possam causar dores, distensões e mal estar.

7- Para trabalhar as pernas e quadril você poderá fazer um exercício sentado em uma cadeira, com os pés apoiados no chão e com as costas devidamente apoiada no encosto. Estando nesta posição, você deverá apoiar sua mão sobre o joelho esquerdo e levantar a perna esquerda dobrada levemente e depois baixar, fazendo este movimento por 3 vezes. Depois faça o mesmo com a perna direita por 3 vezes.

8- Para trabalhar a soltura e flexibilidade das mãos e dedos você poderá usar uma pequena bolinha para massagear as mãos, fazendo movimentos de apertar, massagear.

9- Lembre-se que são sugestões para ajudar a manter o equilíbrio físico e você poderá escolher a atividade que mais se adequar a você.

Marcello Rodrigues é MassoTerapeuta, realiza atendimentos terapêuticos

Informações: https://www.facebook.com/marcello.rodrigues.9655806

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.